Que a vida selvagem habita em conjunto com a vida urbana todos já sabem, mas mesmo assim não impede o susto. Um morador de Aquidauana, município a 148 quilômetros de Campo Grande viveu uma situação inusitada ao deparar com um jacaré na varanda de casa, após chegar do trabalho.
O animal encontrado era adulto, segundo o morador. Para o portal O Pantaneiro, Alexandre Périco relatou que percebeu algo incomum na varanda, e ao se aproximar, teve certeza que estava diante do réptil. Sem se arriscar, manteve distância e imediatamente acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul) para atendimento especializado.
Equipes da PMA se deslocaram até o endereço, realizaram o resgate do animal com toda segurança e o retiraram da área urbana com o uso de equipamentos adequados, evitando risco ao jacaré e às pessoas no entorno. O caso chamou a atenção de vizinhos, que acompanharam a movimentação.
Segundo a equipe, o animal pode ter surgido devido às enchentes que atingiram Aquidauana nos últimos dias, onde o jacaré pode ter se deslocado em busca de locais secos e seguros, levando-o a entrar inadvertidamente em áreas residenciais — um fenômeno que já foi registrado em outras ocasiões após eventos extremos de chuva e cheia em regiões ribeirinhas.
Após a captura, o jacaré foi levado para uma área apropriada e devolvido ao seu habitat natural, longe de áreas urbanas.


