13 fevereiro, 2026
spot_img
InícioagroChuvas irregulares elevam risco nas lavouras da Argentina

Chuvas irregulares elevam risco nas lavouras da Argentina

A área agrícola argentina registra avanço das condições hídricas regulares a secas em meio à escassez de chuvas no centro e no sul do país. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a irregularidade das precipitações recentes tem impactado diferentes culturas e elevado a preocupação em regiões estratégicas de produção.

No caso da soja, as chuvas ocorreram de forma heterogênea e ainda são necessários novos volumes, especialmente no sul de Santa Fé e no centro-leste de Entre Ríos. Em nível nacional, a condição hídrica Regular/Seca aumentou 3 pontos percentuais, enquanto a condição de cultivo Regular/Má avançou 6 pontos. Entre a soja de primeira safra, 57,8% das lavouras estão em fases de definição de rendimento, com os dois núcleos produtivos ainda condicionados à continuidade das chuvas. Já no Norte de La Pampa e oeste de Buenos Aires, a umidade disponível sustenta o potencial produtivo. Na soja de segunda, 38% iniciaram estágios reprodutivos, sobretudo em áreas sob déficit hídrico, que aguardam precipitações para evitar perdas. A projeção de produção foi mantida em 48,5 milhões de toneladas.

A semeadura do milho destinado a grão comercial foi concluída, alcançando 100% da área projetada. A colheita do milho precoce avança no centro-norte de Santa Fé e no Núcleo Norte, com médias de 70 sacas por hectare, enquanto em Entre Ríos os rendimentos giram em torno de 64 sacas. O milho tardio tem 68,5% da área em período crítico, sob cenário hídrico mais restritivo, com 49,4% das áreas em condição Seca/Regular.

No girassol, a colheita atinge 29,9% da área apta, com rendimento médio de 22,7 sacas por hectare e volume acumulado superior a 1,8 milhão de toneladas. A projeção de produção permanece em 6,2 milhões de toneladas, embora a falta de chuvas no sul mantenha parte das lavouras sob risco. Já o sorgo alcançou 98,3% da área semeada e apresenta, em sua maioria, boa condição de cultivo, dependendo de chuvas para sustentar o potencial nas áreas mais adiantadas.

 



Veja matéria completa aqui!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments