Ao longo dos dias seguintes, porém, o cenário voltou a ganhar contornos de incerteza
Agrolink
– Leonardo Gottems

Ao longo dos dias seguintes, porém, o cenário voltou a ganhar contornos de incerteza – Foto: Pixabay
O mercado internacional de petróleo atravessou uma semana marcada por volatilidade e ajustes nas expectativas em torno do cenário geopolítico. Segundo análise da StoneX, o movimento recente das cotações refletiu principalmente as incertezas relacionadas a um possível acordo nuclear envolvendo o Irã e seus desdobramentos sobre a oferta global.
Na última semana, o contrato do Brent com vencimento em abril de 2026 encerrou o período com queda acumulada de 3,7%, sendo negociado a USD 68,1 por barril. Os preços recuaram de forma mais intensa no início da semana, em meio à percepção de que o governo dos Estados Unidos adotou um tom mais moderado em relação ao Irã. A sinalização de novas reuniões para discutir um eventual acordo nuclear contribuiu para pressionar as cotações, diante da possibilidade de maior oferta da commodity no mercado internacional.
Ao longo dos dias seguintes, porém, o cenário voltou a ganhar contornos de incerteza. As dificuldades para retomar de forma efetiva as negociações reduziram parte das perdas acumuladas anteriormente. Investidores passaram a reavaliar o risco geopolítico no Oriente Médio, considerando a instabilidade persistente na região e os impactos potenciais sobre o fluxo de exportações.
Com isso, o mercado encontrou algum suporte, ainda que em um ambiente de cautela. A dinâmica reforça a sensibilidade do petróleo a declarações políticas e avanços diplomáticos, especialmente quando envolvem países relevantes para a oferta global. O comportamento recente evidencia que, enquanto não houver definições claras sobre o tema nuclear, a tendência é de manutenção da volatilidade nas cotações.


