Um vídeo registrado por drone da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) mostra Marbem Gomes de Souza Júnior, de 27 anos, dançando em uma lancha momentos antes da prisão, na tarde dessa quarta-feira (18/2), na Ilha do Japonês, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O criminoso é apontado como um dos chefes do crime organizado em comunidades de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Considerado um dos principais nomes do crime organizado em Belford Roxo, Marbem — que estava foragido da Justiça — foi preso enquanto fazia um passeio de barco. Antes de ser preso, imagens aéreas feitas pelas equipes de inteligência da PM flagraram Marbem dançando e se divertindo a bordo de uma lancha. Instantes depois, os militares fizeram o cerco na água, surpreendendo o suspeito.
Conforme noticiado pelo Metrópoles, na coluna de Mirelle Pinheiro, outro vídeo mostra Marbem pulando na água ao perceber a aproximação das motos aquáticas do Comando de Polícia Ambiental (CPAM), tentando nadar para fugir. A tentativa, no entanto, foi frustrada e ele acabou sendo capturado em seguida. Confira:
Criminoso com diversas passagens
A prisão foi resultado de uma ação integrada entre os policiais do 25º BPM (Cabo Frio), do 4º Comando de Policiamento da Área, da Subsecretaria de Inteligência da PMERJ (SSI) e do CPAM, com apoio de informações repassadas ao Disque Denúncia.
Após levantamento de dados e monitoramento, os policiais identificaram que o criminoso vinha frequentando a orla da Ilha do Japonês.
Marbem é apontado pela PMERJ como liderança criminosa nas comunidades do Parque Floresta, Caixa D’Água, Casinhas e Morro da Galinha. O homem estava foragido da Justiça e tinha contra si um mandado de prisão definitiva por roubo majorado.
Segundo a polícia, o criminoso é considerado de alta periculosidade e possui sete anotações criminais por roubo e uma por homicídio. Além da atuação em Belford Roxo, ele é investigado por articular a expansão territorial de sua facção criminosa para os estados de Alagoas e Pernambuco.
O mandado foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Belford Roxo e determina o cumprimento de pena de oito anos de prisão em regime fechado.
Após ser capturado, Marbem será transferido para uma unidade da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), onde ficará à disposição da Justiça.


