14 fevereiro, 2026
spot_img
InícionoticiasCarnaval começa com calorão em grande parte do país; confira

Carnaval começa com calorão em grande parte do país; confira

O sábado (14/2) de Carnaval deve ser marcado por muito calor e altas temperaturas em diversas regiões do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo vai seguir firme, podendo ter alguns registros de chuva de forma isolada.

Nos principais destinos dos foliões, os termômetros vão ficar entre 25°C e 33°C no Rio; 20°C e 31°C em São Paulo; 24°C e 30°C em Salvador; 22°C e 30°C em Recife; e 22°C e 28°C em Florianópolis.

Mas a chuva pode ganhar força no Sul do país. O Inmet emitiu alertas meteorológicos de todos os níveis para a região, sendo um de “perigo potencial” e de “perigo” para tempestade e outro no nível máximo, para o acumulado de chuva.

Até o meio-dia deste sábado há risco de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, o que pode provocar grandes alagamentos e transbordamentos.

De acordo com o órgão, são chuvas com características de temporal, com pancadas, trovoadas, rajadas de vento. Isso, tecnicamente, é um cavado, associado com o calor e a própria umidade que vai favorecer essa situação.

Tempo firme

Segundo o Inmet, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste não têm previsão de chuva. Já a parte mais continental pode ter registros, isto devido às condições locais, como alta umidade e calor. No entanto, são chuvas típicas de verão, intensas e de curta duração.

No Sudeste, depois de dias muita chuva provocada por dois eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), num curto espaço de tempo, a Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) ganha força sobre a região reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva.

No Centro-Oeste, ar quente e abafado, períodos com sol forte e pancadas de chuva à tarde e à noite vão predominar na região durante o carnaval 2026. As pancadas típicas de verão poderão ocorrer em todos estados e no Distrito Federal, mas devem ser mais frequentes no centro-norte e oeste de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

A Região Norte, que também está sob alerta para as precipitações, tem essa tendência de chuva, pelo calor e umidade, e numa faixa existe a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atua principalmente na parte norte da região Norte e o norte da Região Nordeste. No restante do país, tempo mais seco, quente e com pouca possibilidade de chuva.

Veja matéria completa aqui!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments