O terminal é considerado estratégico por concentrar a movimentação de fertilizantes
Agrolink
– Leonardo Gottems

O terminal é considerado estratégico por concentrar a movimentação de fertilizantes – Foto: Porto de Shanghai
A região do Mar Negro voltou a registrar ataques que atingem áreas consideradas estratégicas para o escoamento de commodities e energia. De acordo com a AMR Business Inteligence, a região costeira do Mar Negro, na Rússia, foi alvo de ataques de Drones que provocaram danos à infraestrutura, armazéns, terminais portuários e tanques de armazenamento de combustível no porto de Taman, na região de Krasnodar.
O terminal é considerado estratégico por concentrar a movimentação de fertilizantes, grãos, petróleo e gás liquefeito de petróleo. O ataque à instalação foi confirmado pelo lado ucraniano e mobilizou 126 agentes de emergência russos para conter incêndios. Duas pessoas foram hospitalizadas em decorrência da ocorrência. Até o momento, as autoridades russas informaram apenas que os focos de incêndio foram controlados, sem detalhar a situação operacional do porto.
Outros episódios foram registrados em território russo, incluindo bombardeios na cidade de Sochi e a interceptação de 18 drones que seguiam em direção a Moscou. No território ucraniano, ataques russos atingiram áreas de Odesa e Chornomorsk, causando interrupções no fornecimento de água e energia.
Os acontecimentos ocorrem em um momento de expectativa diplomática, já que negociadores dos dois países têm participação prevista em conversas de paz marcadas para esta terça-feira, em Genebra. Enquanto as tratativas são preparadas, os impactos sobre a infraestrutura logística e energética da região ampliam a atenção do mercado internacional para possíveis reflexos no fluxo de produtos estratégicos.


