Preço do bezerro avança 5,17%
Agrolink
– Seane Lennon

Foto: Pixabay
Segundo análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (16), a valorização do bezerro em fevereiro superou a do boi gordo em Mato Grosso, ampliando o ágio da categoria de reposição. Na parcial do mês até 13 de fevereiro de 2026, o preço do bezerro de ano (7 arrobas) foi cotado a R$ 438,34 por arroba, alta de 5,17% em relação ao mesmo período de janeiro.
No mesmo intervalo, o boi gordo registrou avanço de 2,10%, com média de R$ 302,77 por arroba. Com a diferença de desempenho, o ágio do bezerro aumentou 4,22 pontos percentuais, alcançando 44,78%. De acordo com o Imea, “esse movimento ocorreu devido à maior valorização do bezerro em relação ao boi gordo”.
O instituto avalia que a menor disponibilidade de animais de reposição, aliada à demanda firme, tende a manter o ágio elevado. “O movimento reforça a continuidade da tendência de alta nos preços da reposição, o que, por sua vez, tende a estimular a retenção de fêmeas e a sustentar o fortalecimento das cotações do boi gordo”, informa a análise.


