A produção de milho ganhou destaque no São Paulo em 2025
Agrolink
– Seane Lennon

Foto: Agrolink
A produção de milho ganhou destaque no São Paulo em 2025, com avanço no Valor de Produção Agropecuária do grão. O VPA paulista do milho superou R$ 4 bilhões no último ano, com variação positiva de 26,24% em relação a 2024, conforme estimativa preliminar divulgada pelo Instituto de Economia Agrícola. Além do crescimento do VPA, a safra 2024/25 registrou progressão de 14,30% no volume produzido, consolidando o cereal entre os dez principais produtos cultivados no estado.
As regiões de Itapeva, Assis, Ourinhos, São João da Boa Vista e Presidente Prudente concentram mais de 58% da área cultivada com milho no estado. Segundo Sandro Lemos Parise, engenheiro agrônomo e especialista em grãos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral na região de Assis, os resultados regionais refletem fatores ligados ao manejo e à adoção de tecnologias no campo.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento participa do apoio aos produtores por meio do programa Milho+SP, conduzido pela CATI, com foco em ações para a melhoria do cultivo do grão nas propriedades. O programa conta com parcerias com Brevant, Pioneer, Yara, Corteva e Valtra. As ações incluem incentivo ao cultivo do milho na reforma de pastagens e aumento da produtividade em áreas já cultivadas, com transferência de tecnologia e ajustes de manejo por meio de atividades técnicas em propriedades.
A SAA também atua no desenvolvimento de novas cultivares e na pesquisa do grão no estado. O Instituto Agronômico, por meio do Programa de Melhoramento de Milho, lançou em dezembro de 2025 dois híbridos de milho branco, o IAC 2027 e o IAC 2039, voltados aos mercados de canjica e farinha branca, com produção concentrada no sudoeste paulista.


