Baixa umidade dificulta formação de tubérculos
Agrolink
– Seane Lennon

Foto: Pixabay
O Emater/RS-Ascar informou, no Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (19), que a batata-doce está em período de colheita na região administrativa de Lajeado, no município de Feliz. O cultivo ocorre de forma escalonada, favorecido pelo microclima, o que permite produção prolongada.
Segundo o informativo, as altas temperaturas contribuíram para o crescimento das lavouras, mas a baixa umidade dificultou a colheita e a formação adequada dos tubérculos. “O manejo do solo e o controle de plantas daninhas seguem como práticas essenciais”, aponta o relatório. A expectativa de produtividade para a nova safra é positiva, com preço médio variando entre R$ 1,25 e R$ 1,80 por unidade de grama informada.
Na região administrativa de Santa Maria, em São Vicente do Sul, as lavouras apresentam diferentes estádios fenológicos, que incluem crescimento vegetativo, início da tuberização e enchimento das raízes. De acordo com a Emater/RS-Ascar, as chuvas, ainda que irregulares, geram expectativa de retomada do desenvolvimento vegetativo, que estava estagnado em razão das altas temperaturas e da ausência de precipitações. O informativo também registra relatos de incidência de murcha-bacteriana, causada por Ralstonia solanacearum.


